quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Triunfo na Mídia

Confira matéria publicada na Edição de Janeiro-Fevereiro de 209 da Revista Up Pharma.

Curso Medicina Baseada em Evidências para Executivos da Indústria Farmacêutica
Em 06 de novembro, gerentes de produto, gerentes médicos, gerentes de marketing, gerentes de treinamento, entre outros executivos, participaram do Curso MBE (Medicina Baseada em Evidências) promovido pelo Grupo Triunfo (Triunfo Consultoria e Treinamento e Triunfo Propaganda) em parceira com a empresa Evidências.

Ministrado pelos facilitadores Otávio Clark e Enéas Faleiros, o curso, que teve carga horária de oito horas, foi desenvolvido com uma metodologia que aliou conteúdo de alta qualidade à experiencia prática dos instrutores no assunto.

O grupo de participantes, composto por 30 pessoas, foi formado por executivos de empresas como Bayer Health Care, Roche, Organon, Merk Sharp Dome, Nycomed, Genzyme, Nestlé, Biolab, Mantecorp e Chiese que pela sua heterogeneidade, contribuíram com observações e exemplos relevantes, tornando o treinamento mais prático e dinâmico.

Ao longo dos anos, a Medicina Baseada em Evidências tem se tornado uma ferramenta muito importante no cotidiano médico, pois ainda há uma carência de profissionais preparados para tomar decisões com base em evidências científicas, imperando as decisões, muitas vezes, baseadas e m opiniões particulares.

Para a indústria farmacêutica, o uso de Medicina Baseada em Evidências na promoção de seus produtos, tem sido um diferencial competitivo, ajudando a vender o conceito de novos produtos, criticar materiais e estudos da concorrência, além de contribuir com novos conteúdos científicos para divulgação de produtos maduros.

Assim, entender a MBE, suas aplicações em saúde e suas limitações contribui para identificar oportunidades para sua utilização, incorporando elementos científicos na promoção de produtos e facilitando a comunicação da indústria com médicos. Trata-se de uma nova forma de praticar marketing farmacêutico, uma vez que o conceito traz uma abordagem científica dos produtos, visando facilitar o acesso dos medicamentos nos mercado privado e público.

Para Elen Miura, gerente de acesso ao mercado da Roche, a MBE favores a crítica e a análise dos produtos da empresa e concorrentes. “Agora sou capaz de criticar qualquer aspecto dos produtos da empresa em que trabalho e da concorrência. Seria excelente se todos os Gerentes de Produtos e Força de Vendas conhecessem essa ferramenta”, comenta.

Na opinião de Ariane Sixas, gerente de produto da Nycomed, o trenamento superou as expectativas. “É um assunto novo para mim e de extrema valia para o meu trabalho. Para os gerentes de produtos é o apoio que precisamos para o nosso trabalho diário, pois encontramos dificuldades de achar bons artigos científicos, tanto para apoiar o nosso produto como para fazer a análise de qualidade de literatura médica nos materiais dos meus concorrentes”, afirma.

Fonte: Revista Up Pharm, Edição Janeiro-Fevereiro de 2009


Nenhum comentário: