quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Esforços Paralelos


Por Vicente Falconi

Existem dois esforços que devem ser conduzidos paralelamente, o tempo todo, em qualquer organização: a Formulação de Estratégias e as Melhorias na Operação. Na maioria das vezes estes esforços são conduzidos por grupos distintos de pessoas.
O mundo muda constantemente. Novos materiais aparecem, novas tecnologias, novos regulamentos governamentais, novas barreiras à exportação, novos movimentos dos concorrentes, novos perfis de custos de energia e matérias-primas, etc. Tudo isto faz com que a mudança constante seja uma necessidade. Estas mudanças devem ser levadas em conta, o tempo todo, na formulação de novas estratégias. Não há nada mais importante do que ter boas estratégias, atualizadas constantemente. As boas estratégias garantem que a empresa está no caminho certo. A Formulação de Estratégias certas garante a eficácia.
Por outro lado, os esforços de melhorias conduzidos na operação também devem ser constantes, pois seus indicadores de desempenho podem melhorar sempre. Estas Melhorias na Operação envolvem a organização do gerenciamento das metas (Gerenciamento pelas Diretrizes, Solução de Problemas e Sistemas de Informação), a Inovação dos produtos e processos, o Gerenciamento dos Projetos, a Garantia da Qualidade, a Confiabilidade na Manutenção, etc. Por mais que se melhorem os resultados de uma organização sempre existirá espaço para melhorias adicionais, já que as mudanças mencionadas acima, que acontecem o tempo todo numa velocidade cada vez maior, também afetam a operação. Hoje existem ferramentas muito sofisticadas para detectar lacunas (oportunidades de melhorias) e os consultores estão o tempo todo criando novas técnicas que permitem detectar estas oportunidades. Uma vez identificadas as lacunas, deve haver um sistema de desdobramento de metas e cobrança periódica de resultados que garanta que estas lacunas sejam preenchidas e mantenham o nível de desempenho normal de seu setor (se isto não for feito continuamente, a margem de EBITDA cairá ao longo do tempo pois os concorrentes transferirão seus ganhos aos preços). A Margem de EBITDA, quando comparada com a dos concorrentes, é o que dá a medida da competitividade. Este esforço de melhorias contínuas, além de garantir a motivação daqueles que operam a empresa, garante que a empresa seja competitiva. Melhorias operacionais garantem a eficiência.
Por vezes confundimos as coisas e temos a tendência, na alta administração, de achar que "devemos ocupar nosso tempo principalmente com as estratégias certas". Na verdade o certo é conduzir os dois esforços paralelamente e com a mesma intensidade. É muito difícil envolver todas as pessoas no desenvolvimento das estratégias. Geralmente a grande maioria das pessoas está envolvida no seu dia-a-dia e preocupada em operar bem a empresa. Observem o corpo humano: quando estamos pensando em nossos planos para o futuro, o corpo continua a respirar, circular o sangue, digerir alimentos, crescer cabelos e unhas, etc. Melhorias da Operação e Formulação de Estratégias são movimentos distintos, mas ambos importantes, que devem ser conduzidos com a mesma intensidade e dedicação, simultaneamente. Temos que cuidar da eficácia e da eficiência ao mesmo tempo!

Nenhum comentário: