quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Potencial Mental


Por Vicente Falconi

Há uns 20 anos aprendi o conceito de Potencial Mental estabelecido por Maslow(*) em 1970. É um conceito simples mas, por vezes, de difícil absorção. No entanto é vital para enfrentar e resolver grande parte dos problemas da vida de hoje.
Potencial Mental é a capacidade que cada um de nós tem de aprender uma certa quantidade de conhecimentos por dia. É como se cada um deixasse entrar uma certa quantidade de conhecimentos a cada dia e somente isto. Nada mais. Se este conceito não fosse verdadeiro, seria então possível fazer um curso de medicina em um ano. Seria possível alfabetizar uma pessoa em um dia.
Por outro lado, Maslow estabeleceu que cada ser humano tem um um potencial mental diferente, sendo este potencial distribuído segundo uma curva normal. O nível de Potencial Mental não é influenciado por hereditariedade, geografia, raça, riqueza, etc. É totalmente aleatório e justo. Estas hipóteses foram amplamente confirmadas em estudos posteriores conduzidos por outros pesquisadores.
O entendimento deste conceito nos dá a dramática percepção do efeito cumulativo do aprendizado. Se uma pessoa passa um dia de sua vida sem nada aprender, não há como recuperar. No dia seguinte ela só terá disponível a cota daquele dia! Este conceito nos ensina que uma criança, com família estabelecida e educada, tem uma chance muito maior na vida pois, além da escola, terá também a sua família como fonte de aprendizado (o horário integral deve ser útil exatamente para disponibilizar para todos o apoio que somente alguns teriam). Um outro aspecto do efeito cumulativo é a qualidade da escola pois, se uma criança é submetida a um ensino de segunda categoria, desperdiça um tempo irrecuperável em sua vida. A criança deveria também ser submetida, continuamente, a um nível de exigência máxima de forma que ela pudesse utilizar toda a sua capacidade de aprendizado.
Uma outra conclusão óbvia do entendimento deste conceito é que o aprendizado deve ser contínuo e por toda a vida ("só desistirei de meus livros no último dia..."). Quem acha que o Diploma é o final da linha realmente ainda não entendeu o processo de aprendizado humano. Este conceito também nos ensina que uma empresa deveria submeter seus funcionários a um processo contínuo e intenso de aprendizado, de forma a acumular conhecimento o mais intensamente possível. Sabemos que os resultados de uma empresa são diretamente proporcionais ao conhecimento acumulado. O turn over de pessoal que trabalha em áreas de acumulação de conhecimento é muito deletério aos resultados de uma empresa. É difícil, senão impossível, substituir um funcionário que acumula conhecimentos essenciais à empresa.
É óbvio que existem outros aspectos que influenciam no aprendizado (e portanto nos resultados da empresa e na vida do indivíduo), mas o conceito Potencial Mental desempenha um papel importante no entendimento dos problemas educacionais, tanto na escola como na empresa.

Nenhum comentário: